Trabalho de tica
Química.
Alunos:
Bianca
Luiz Eduardo
Marcelle
Paulo César
Scarlet
Veranisa
Química Forense
A solução de um crime, com a punição dos culpados, é a meta primordial da justiça. Ao desvendar as circunstâncias de um crime, os investigadores fazem um trabalho de grande importância: de um lado, protegem a população da ação de criminosos e de outro, impedem que inocentes sejam punidos injustamente.
O que é a Química forense? A
Química forense nada mais é que o uso da química na pesquisa do vestígio de um crime. Tal ramo da Química atende basicamente as áreas de estudos da
Criminalística e da Medicina Forense.
O trabalho do químico
Forense.
O que faz?
O químico forense trabalha dentro do laboratório, analisando amostras colhidas por outros investigadores, e também nos locais de crimes e ocorrências.
Uma de suas tarefas principais é fazer análises especializadas para identificar materiais e conhecer a natureza de cada prova relacionada a um crime.
Os locais de crime, bem como os elementos de interesse pericial devem ser fotografados do modo como foram encontrados pelo perito. Onde trabalha?
Em pesquisa de vestígios em cenas de crime, realizada pela polícia Científica e da União (Polícia Federal).
Policiamento ostensivo, realizado pelas forças policiais militares de cada Estado.
Na investigação policial, realizada pela polícia civil.
Perito particular.
Áreas de atuação
É extremamente importante salientar que a Química Forense não está apenas vinculada a ocorrência de âmbito policial, pois também está vinculada à estudos e investigações de naturezas jurídicas nas esferas trabalhistas e ambientais, por exemplo. Assim, as possíveis atuações do químico forense podem ocorrer nas mais variadas esferas, e não apenas no âmbito dos crimes contra vida. Entre as principais áreas do químico forense pode-se citar:
Perícia policiais
Perícias trabalhistas
Perícias industriais
Conhecimentos exigidos.