trabalho de termoquimica
Introdução Todos os processos de produção da matéria são acompanhados de consumo ou produção de energia, dessa maneira podemos quantificar a energia evidencia nessas transformações por meio de estudo termoquímico da mesma.
Objetivo
Criar um meio mais simples de mostrar os fenômenos, conceitos e aplicabilidade da termoquímica na indústria e na natureza, exemplificando as suas transformações como é mostrado em diversos livros e como é utilizado na pratica.
Termoquímica É a parte da físico-química que é responsável pelo estudo da energia envolvida nas transformações da matéria. A energia mais fácil de perceber em um fenômeno físico-químico é o calor, esse pode ser liberado ou absorvido de acordo com o processo que esta ocorrendo.
LIBERAÇÃO DE CALOR (QUEIMADA) OBSERÇÃO DE CALOR (DEGELO)
Exotérmicas Quando a reação ocorre com liberação de calor (de exo: para fora), ou seja, quando o calor sai, ocorre quando o reagente tem mais energia que o produto.
Endotérmicas
Quando a reação ocorre com absorção de calor (de endo: para dentro), ou seja, é quando o reagente tem energia menor que o produto final, a energia tem que ser absolvida. Endotérmica Exotérmica Toda substância tem energia armazenada nas suas ligações. Quando a energia contida nos reagentes é maior que a contida nos produtos, temos uma reação exotérmica, pois ocorre liberação de energia. Quando a energia contida nos reagentes é menor que a contida nos produtos, temos uma reação endotérmica, pois ocorre absorção de energia. Essa energia contida nas substâncias recebe o nome de entalpia (H). A variação de entalpia para