Piramide alimentar
A distribuição dos alimentos sob forma de pirâmide foi adotada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, com o objetivo de orientar uma alimentação correta e balanceada, facilitando a compreensão da população.
A pirâmide antiga apresentava quatro níveis e estava dividida em oito grupos, sendo que na base, assim como no novo modelo, encontravam-se os alimentos que deveriam ser ingeridos em maior quantidade e, no topo, os alimentos que deveriam ser ingeridos em quantidades menores.
como pode se observar o objetivos da pirâmide alimentar antiga era com base em alta ingestão de carboidratos, como pães, arroz, massas, entre outros.
no topo consumo moderado de gorduras e óleos em geral e doces na terceira pocição ingestão em quantidades iguais de alimentos que contenham proteínas como laticínios, leguminosas e carnes. na terceira encontravam-se as frutas e hortaliças, responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças; vegetal, e as carnes são ricas em ferro e excelentes fontes de vitamina. No topo vinham as gorduras e os doces.
Além disso, o consumo de óleos vegetais (gorduras monoinsaturadas), apontados como grandes vilões, deve constar na dieta. Já o consumo de gorduras saturadas deve ser evitado, assim como o consumo de margarinas, e gorduras hidrogenadas. Clique aquipara saber mais sobre a nova pirâmide.
A atual pirâmide modificou orientações , como aumento do consumo de carboidratos integrais e óleos vegetais que fazem bem à saúde.
e a mudança que mais chama a atenção é a base da pirâmide que recomenda exercícios físicos. Uma forma de alertar as pessoas para a importância de uma rotina de atividades físicas, assim como a rotina alimentar. A base da estrutura antiga eram recomendados os