Trabalho De Terceiriza O
A terceirização é a contratação de serviços por meio da empresa, intermediaria (interposta) entre o tomador de serviços e a mão de obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) deste.
É um procedimento administrativo que possibilita estabelecer um processo gerenciado de transferência a terceiros, da atividade meio da empresa permitindo a esta concentrar-se na sua atividade principal.
A terceirização pode ser aplicada em todas as áreas de uma empresa, pode ser definida como: alimentação, conservação, segurança, manutenção predial, engenharias, arquitetura, manutenção de máquinas e equipamento, etc.
Sabendo que é ilegal a terceirização ligada diretamente a atividades fins da organização, exceto em contrato temporário (Ex: páscoa, natal, etc.), todas as demais atividades podem ser legalmente terceirizadas. A Terceirização vem sendo utilizada como ferramenta administrativa já há várias décadas. Há muitos anos, nas empresas do primeiro mundo e no Brasil, se pratica a contratação, via prestação de serviços, de empresas especializadas em atividades específicas, que não cabem ser desenvolvidas no ambiente interno da organização.
Muitos segmentos se especializaram nesta prática, utilizando-se com freqüência da contratação de serviços para o setor de produção, tais como as empresas que compõem o setor da indústria gráfica e o setor da indústria têxtil.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO
VANTAGENS:
Diminuição dos desperdícios;
Maior agilidade nas decisões;
Diminuição da ociosidade das máquinas;
Maior esforço de treinamento e desenvolvimento profissional;
Possibilidade de crescimento sem grandes investimentos;
Diminuição do risco de obsolência das máquinas;
DESVANTAGENS:
Risco de desemprego
Custo de demissões;
Aumento do risco a ser administrado
Aumento da dependência de terceiros
Perca do vínculo para com o