Trabalho De Sociologia Escola Nova
Escola Nova Na primeira metade do século XX ocorreu um movimento pela renovação da metodologia de ensino que surgiu da necessidade da democratização do ensino e da sociedade como um todo, a esse movimento que foi expressivamente mais forte na Europa, na América e no Brasil foi dado o nome de Escola Nova, mas este mesmo movimento também é conhecido como “Escola Ativa”, “Escola Progressista”, e muitos outros nomes. Muitos pensadores inspiraram esse movimento, mas alguns deles valem, e merecem ser destacados como: John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo foi o grande nome do movimento na América; Edouard Claparède (1873-1940) e Adolphe Ferrière (1879-1960), nomes de destaque do movimento na Europa; no Brasil podemos destacar aquele que introduziu as idéias no país, Rui Barbosa (1849-1923), e outros humanistas importantes como Lourenço Filho (1897-1970) e Anísio Teixeira (1900-1971). O movimento surgiu da necessidade da democratização do ensino e da sociedade como um todo.
Este movimento tem como principal conceito a idéia de que o que realmente importa é o processo de aprendizagem, o aluno tem que ser ativo, a escola não pode ser um simples lugar de transmissão de conhecimento. Com este conceito em mente a escola nova destaca o princípio de aprendizagem por descoberta, onde o aluno aprende por experiência própria, logo seu interesse pelo aprendizado é essencial para o processo. Neste princípio o professor existe para facilitar o processo de aprendizagem por descoberta, cabendo a ele organizar e adaptar as situações de aprendizagem a cada aluno levando em consideração suas individualidades e buscando desenvolver suas habilidades intelectuais.
A escola nova foi alvo de muitas críticas, principalmente porque não dava a devida importância ao conteúdo do ponto de vista da escola