MATEMATICA FINANCEIRA
Passo 01
Conceitos fundamentais de Matemática Financeiro - regime de capitalização simples e composta.
1- Matemática Financeira – regime de capitalização simples e composta
A matemática financeira pode ser maior ferramenta na tomada de decisões no dia a dia. O mercado está estruturado para vender cada vez mais rápido, e nem sempre as operações são bem claras, fazendo com que em certas situações o consumidor não consiga escolher o que é melhor para ele. Os cálculos Financeiros simples são muito úteis, ajudam a fazer bons negócios e a economizar o seu dinheiro.
Livro PLT, Matemática financeira com HP 12C e Excel – uma abordagem descomplicada, Cristiano Marchi Gimenes
Regime de Capitalização é a forma em que se verifica o crescimento da capital, pode ser pelo regime de capitalização simples ou composta. No regime de capitalização simples os juros são calculados utilizando como base o capital inicial; no regime de capitalização composta as taxas de juros são aplicadas sobre o capital acumulado dos juros.
JUROS SIMPLES: O regime de capitalização simples mostra que o capital aumenta de forma linear. Em nosso país este regime de capitalização não é muito utilizado por instituições financeiras, pois com o regime de capitalização composta se obtém lucros maiores em empréstimos.
Fórmulas
J=VP*i*n ( juros = valor presente*taxa*período)
Como montante é igual à capital + juros, temos:
VF = VP*(1+i*n)
JUROS COMPOSTOS: No caso de capitalização composta, o cálculo é efetuado através do método exponencial, ou seja, os juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.
Equações:
VF = VP*(1+i)^n VALOR FUTURO
VP = VF/(1+i)^n VALOR PRESENTE
I = (VF/VP)^(1/N)-1 TAXA n= Log10(VF/VP)/Log10(1+i) PERÍODO
2 - Calculadora HP 12C
A calculadora HP12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização. A HP 12C