Resenha
Desenvolver o hábito de leitura é bom, e viajar na história de outros povos e épocas passadas, em minha opinião é bom demais. Hoje a resenha é sobre o início da disciplina “Introdução à enfermagem” que está sendo ministrada pela docente Samia. Não tem como entrar nesse estudo e não falar sobre a história da enfermagem e sua evolução, sendo assim, foi proposto à leitura do artigo “Conceitos de Saúde e Doença ao longo da história sob o olhar epidemiológico e antropológico” para em seguida realizar uma resenha em grupo sobre esse tema. Então vamos lá!
Sabe-se que o modelo biomédico centrado na doença, voltado para o diagnóstico e a terapêutica é predominante, porém, também é do nosso conhecimento que o estado de saúde não se limita a ausência de doença, e sim, em um conjunto de fatores físicos, psicológicos e social de qualidade.
O processo saúde-doença segue em constante evolução tanto de forma positiva, como por exemplo, com a aquisição de novas tecnologias, como de forma negativa, através do surgimento e mutação de diversos microorganismos. Na antiguidade acreditava-se que as doenças poderiam ser causadas por elementos naturais ou sobrenaturais, outra característica é o fato de que no passado ela estava totalmente ligada a crenças e filosofias religiosas. Essas teorias variavam de acordo com o território. Para os povos hindus e chineses, a doença era resultante do desequilíbrio do organismo humano, já para os gregos fatores externos ocasionavam doenças e assim por diante. Os tempos passaram e novos conceitos foram surgindo. Esse foi um pouco do que eu li (não consegui ler o artigo todo).