RELA OESPOLITICASHISTORICASESOCIAIS
1429 palavras
6 páginas
EEEFM “CATHARINA CHEQUER”TATIANA CORREA POMBAL, RM:1057371
RELAÇÕES POLÍTICAS HISTÓRICAS E SOCIAIS
A EDUCAÇÃO DOS SURDOS
VILA VELHA 2015
EEEFM “CATHARINA CHEQUER”
TATIANA CORREA POMBAL, RM: 1057371.
RELAÇÕES POLÍTICAS HISTÓRICAS E SOCIAIS
A EDUCAÇÃO DOS SURDOS
Resenha apresentada à seguinte disciplina: Relações Políticas, Históricas e Sociais do 1º módulo noturno do curso Técnico em Tradução e interpretação em LIBRAS da EEEM “Catharina Chequer”.
Professor: Euluze Júnior.
VILA VELHA
2015
O presente trabalho da disciplina Relações Políticas, históricas e sociais - A Educação dos surdos tem como objetivo, levar o conhecimento e reflexão da aquisição ou não da língua brasileira de sinais no decorrer da história aos dias atuais. Assim, como a conexão entre teoria e prática no entendimento dos conhecimentos neste módulo técnico.É possibilitar a reflexão sobre a educação dos surdos diante das mudanças decorrentes do reconhecimento da llíngua brasileira de sinais.
A educadora Regina Maria de Souza analisa o pensamento de Skinner, Vigotski, Piaget e Chomsky ao refletir sobre a forma na qual a surdez pode ser estudada a partir da psicanálise.
Pela análise do Decreto 5.626 de dezembro de 2005, a autora ressalta aspectos referentes á realidade de sujeitos que se constituem em espaços de fronteira linguística. Como exemplo, apresenta o caso de Maria, munícipe de Rivera, fronteira Uruguai-Brasil. De acordo com a autora, Maria vive uma condição semelhante à de surdos sinalizadores por residir em um lugar fronteiriço, entre dois grupos culturais.
Diante de uma ordem socialmente imposta em seu lócus de origem (Uruguai), nega o uso da língua portuguesa. Embora seja considerada falante dessa língua, não pode se reconhecer como tal devido ao desprestigio ocasionado pelo estabelecimento de uma língua majoritária.
Também, Núbia Silvestre discute o processo de reabilitação