SALVAMENTO
CORPO DE BOMBEIROS
SALVAMENTO DO
CORPO DE
BOMBEIROS DE
ACORDO COM O
AMBIENTE
RESGASTE EM CAVERNAS
• Atividade especializada de busca e salvamento em cavernas exige a familiaridade com um meio extremamente adverso que impõe restrições, espaço, luz, suprimento, comunicação e mobilidade. Frequentemente a maior ameaça a um acidentado em caverna é a tendência à hipotermia devido à ausência de fontes de calor. Da mesma forma, as atividades de localização e recuperação de acidentados ou perdidos em cavernas são marcadas pela demora nas operações devido ao desconhecimento do ambiente, dos traçados, a dificuldade de transporte de volumes no interior da gruta e de transposição de obstáculos de desníveis no terreno.
SALVAMENTO EM
CAVERNAS
• RESGATE AQUÁTICO
São atividades desenvolvidas na superfície da água, como o salvamento de afogados, por profissionais denominadas guarda-vidas; SALVAMENTO
AQUÁTICO
RESGATE EM ALTURA
• Atividades de grande risco que são desenvolvidas em locais com diferença de altitude, tanto em pontos elevados
(prédios, torres, morros)como locais profundos (valas, abismos, crateras);
SALVAMENTO EM ALTURA
RESGATE INCÊNDIO
•Neste tipo de resgate, deve se levar em consideração diversos fatores como: número total de vítimas e a condição a qual se encontram as mesmas, possível risco de desabamento e/ou explosões, entre outros.
O mais importante a se fazer no caso de múltiplas vítimas seria, realizar a triagem visando atender os casos em que exigem prioridade, ou seja, vitimas com casos de parada respiratória ou cardiorrespiratória além dos traumas mais significativos, como os da cervical e coluna vertebral. Além disso, devemos verificar as condições de prováveis queimaduras provocadas pelo incêndio.
SALVAMENTO EM INCÊNDIO
As vítimas devem ser retiradas do local o mais rápido possível, pois quanto maior o tempo de exposição a fumaça e radiação, maior serão os agravos dos sintomas iniciais. É de extrema importância manter os