historico do salvamento
A proteção ou salvamento é mais antigo que o combate ao fogo pois antes de conhecer as técnicas de combate a incêndio o homem pré-histórico já praticava o salvamento por meio da retirada de bens e pessoas do locais de risco.
Com principio do século XVII, o combate organizado a incêndio teve inicio devido o grande incêndio de Londres após este ocorrido as companhias de seguro criaram brigadas para combater a incêndios, porem inicialmente o trabalho feito era somente o de afastar os bens para pontos distantes do incêndio, alem que os serviços destas brigadas eram prestados somente aos estabelecimentos cujo contribuíam para a manutenção destes serviços.
No inicio o modo de combater ao fogo era feito por meio de baldes de água ou com pequenas bombas cujo alcançava uma certa distancia com pouca pressão com a evolução dos corpos de bombeiros a necessidade de proteção aos bens se extinguiu.
Mais tarde os estudiosos voltaram a discutir sobre a proteção de bens assim apareceram instituições denominadas patrulhas seguradoras a idéia de proteção no corpo de bombeiros teve como gestor o tenente coronel Ernesto de Andrade no ano de 1926, comandante da corporação, por pedido do ministro da justiça.
No mesmo ano foi aprovada a lei cujo designava alguns oficiais bombeiros para a seleção de pessoal para a criação do serviço de salvação e proteção de incêndio.
Pois é muito importante lembrarmos que apesar de bem treinados e ensinados a trabalhar com agilidade e astúcia e ate com ousadia em certos casos jamais devem trabalhar sem uma equipe ou sem EPI’s ou EPC’s.
Assim deduzimos o salvamento como toda atividade realizada por equipes com conhecimentos técnicos e táticos com a finalidade de guardar vidas.
Assim sendo os principais conceitos no que se diz respeito ao salvamento é:
1- Empregar corretamente as técnicas desenvolvidas;
2- Empregar adequadamente os materiais;
3- Atingir o objetivo onde será desenvolvida a operação;
4- Localizar e