Trabalho de sistemas computacionais
No trabalho apresentado a seguir, serão apresentados em tópicos o que foi proposto no trabalho, sendo colocada a definição de memórias e registradores,bem como suas utilizações, tipos e modelos. Não deixando de citar a sua importância para os sistemas de computação.
1 CONCEITO DE MEMÓRIAS E REGISTRADORES
Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado e registrador é uma pequena porção de memória localizada no processador central.
1.1 UTILIZAÇÃO
Na informática, memória representa todos os dispositivos que podem armazenar informações, temporária ou permanentemente. Ou seja, são os componentes internos que armazenam informações (memória RAM, disco rígido, pendrive, cartão de memória, etc). A unidade básica de memória é o dígito binário (os famosos 0 e 1, que são os dados manipulados por todo o computador) e os registradores são utilizados para armazenar vários locais e resultados intermediários, também possibilitam o acesso rápido a dados muito utilizados.
Conceitualmente, registro e memória principal são semelhantes, pois são destinados ao armazenamento de dados para processamento. Porém a localização destes componentes, a capacidade de armazenamento e os tempos de acesso às informações que os diferenciam.
Os registradores se localizam no interior de um microprocessador, dentro da CPU, enquanto a memória principal é externa à própria CPU, estando localizada em um componente fora da CPU e conectada a ela através de barramentos de dados, de endereços, etc.
Um registrador armazena um número limitado de bits, possui pouca capacidade de armazenamento, geralmente uma palavra de memória. A memória possui uma capacidade muito maior de armazenamento, podendo chegar a alguns