ATPS Estrutura E Analise Das Demonstra Es Financeiras
Passo 1
Procedimentos nas Análises Horizontal e Vertical
A Análise vertical e horizontal presta-se fundamentalmente ao estudo de tendências.
A Análise vertical baseia-se nos valores relativos das contas das demonstrações financeiras. Para isso, é calculado por cada conta em relação a um valor base.
Convém atribuir, no balanço patrimonial, peso 100 ao total do ativo e relacionar todas as contas dessa demonstração comesse total. Na demonstração de resultados convém atribuir peso 100 à receita líquida.
A análise vertical mostra a importância relativa de cada conta da demonstração e, através da comparação com padrões do ramo de atuação ou com as relações da própria empresa em anos anteriores, permite inferir se há itens fora das proporções usuais.
Mostra, por exemplo, qual a composição dos recursos tomados pela empresa, qual a participação de capital próprio e de terceiros, qual a distribuição destes a curto e em longo prazo, qual a proporção dos recursos totais que está alocada ao ativo circulante, ao ativo permanente, etc. A comparação com seus correspondentes do ramo de atividade da empresa permite verificar a tipicidade dessas alocações.
A análise horizontal relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de exercícios anteriores. Mede, então, evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios, permitido uma ideia da tendência futura.
A análise horizontal é afetada pela inflação. É necessário transformar todos os valores em valores presentes de uma mesma data, através da utilização de um índice de atualização do poder aquisitivo da moeda. A aplicação desse método permite determinar a evolução real das contas.
Passo 2
Passo 3
Análises das Variações
a) Nas vendas: Pudemos observar que a Receita Operacional Líquida consolidada apresentou um crescimento de 10,1%, em comparação a 2007. Este crescimento deve-se ao desempenho geral de suas operações e pelo desempenho positivo da atividade industrial no Brasil nos nove primeiros meses de