ATPS Estrutura Analise Demonstra es Financeiras
Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras
Telêmaco Borba
2015
Sumário
1. Introdução
Teoria da Análise Vertical e Análise Horizontal das Demonstrações Contábeis
Com as análises verticais e horizontais de uma demonstração contábil, podemos comparar valores de determinados períodos que são representados no balanço patrimonial e também na D.RE (demonstração do resultado do exercício).
Com a análise vertical conseguimos comparar valores de cada conta ou grupo de contas em relação a outro valor base. No balanço patrimonial o valor base é o total do ativo ou do passivo. Já na D.R.E, valor base é o total da Receita R.L (receita líquida).
Com a análise horizontal conseguimos comparar cada grupo de conta e verificar a evolução das contas do balanço patrimonial e da D.R.E, de determinados períodos. Comparações levam em conta a situação de um ano base ou do ano atual em relação a outor ano.
Elaborando o balanço patrimonial da empresa ROMI, com a análise vertical dos indicadores dos anos de 2007 e 2008, e após, a elaboração da análise horizontal dos indicadores:
2.1. Análise da Demonstração do Resultado do Exercício da Empresa Romi Com a análise de comparação dos anos de 2008 e 2007 tivemos os seguintes dados:
1 - Aumento de 9,92% na receita op. bruta, que mostra o crescimento da empresa e um aumento na participação de produtos no mercado crescimento ainda maior, em 32% comparando ao ano de 2007.
2 - Houve uma redução de 9,07% no lucro líquido comparado ao exercício de 2007.
3 - O motivo da redução do lucro líquido no ano de 2008, foi devido ao aumento do custo dos produtos e serviços, que cresceram 15,74% em relação ao ano anterior. O crescimento do lucro bruto foi de apenas 2,75% por motivo do aumento do custo dos produtos e serviços oferecidos, o. Além disso, a receita operacional bruta passou a representar 49,79%, pelo custo dos produtos e serviços vendidos
4 – O que também determinou a queda