Trabalho de química experimental
Título:
Nome dos autores:
Resumo:
O objetivo deste experimento foi estudar a miscibilidade de determinados solventes. Nesse estudo, 3 diferentes compostos foram utilizados, misturando-se dois a dois, agitando o sistema e verificando se eram miscíveis ou não. Também foi feito um experimento para verificar o teor de álcool etílico na gasolina, adicionando água ao segundo composto e constatando a variação de volume. Por fim, quatro das misturas tornaram-se homogêneas e duas formaram um sistema bifásico. Já a gasolina não se apresentou adulterada.
Introdução:
Miscibilidade é a capacidade que os líquidos têm de se misturar em qualquer proporção. Os líquidos que não se dissolvem uns nos outros são chamados de imiscíveis (BROWN, 2005, p. 452).
Pode-se determinar a miscibilidade de uma mistura por meio da polaridade das moléculas das substâncias envolvidas. A polaridade pode ser encontrada por meio da diferença de eletronegatividade dos átomos que compõem a molécula. Assim, quanto maior essa diferença, mais polar é a molécula. Portanto, duas moléculas polares ou duas apolares são miscíveis, mas a junção de uma molécula polar com uma apolar forma uma mistura imiscível. (SLABAUGH, 1977, p. 88)
Materiais e métodos:
Materiais:
- Tubos de ensaio;
- Pipeta de 10 ml;
- Pera;
- Proveta de 10ml;
- Proveta de 25ml;
- Proveta com tampa de 50ml;
- Pissete;
- Béquer de 100ml;
Solventes:
- Água
- Etanol
- Butanol
- Querosene
Métodos:
Primeiramente, foram medidos 5ml de água numa proveta de 10ml. Depois disso, a água foi adicionada a um dos tubos de ensaio. Com uma pera acoplada a uma pipeta, foram medidos 2ml de etanol, que foram adicionados ao mesmo tubo de ensaio. O sistema foi agitado por 30 segundos e verificou-se se o sistema era miscível ou não. O mesmo método foi realizado misturando-se 5ml de água e 2ml de butanol, 5ml de água e 2ml de querosene, 5ml de etanol e 2ml de butanol, 5ml de etanol e 2ml de querosene e 5ml de butanol e 2ml de