Trabalho de Quimica Experimental
Aluno:
Matrícula:
Periódico: Rem: Rev. Esc. Minas
Volume: 67 Número: 1 Ano: 2014 Página(s): 41-46
Autor(es): SOARES, Guilherme Augusto Batista; COSTA, Geraldo Magela da and AVELAR, Angela Nair.
Título: Quantificação mineralógica de bauxita boehmítica por difração de raios X
Resumo (breve relato sobre o conteúdo do artigo):
O artigo mostra a importância do processo de quantificação de boehmita em bauxita para a determinação da temperatura de digestão no processo Bayer. Pode-se ver que há a utilização de raios X, para realizar a quantificação não só da boehmita, mas sim de vários outros tipos de materiais em bauxita.
O(s) motivo(s) que levaram a selecionar este artigo para o Projeto Química:
Os principais motivos da escolha desse artigo foram o ano de publicação, já que é um artigo bem atual e também o fato de não conhecer muito sobre o assunto, e lendo o artigo pude acrescentar mais conteúdo envolvendo a química no meu conhecimento.
Outras observações e comentários sobre o artigo:
O artigo foi feito em uma linguagem bem precisa e direta, que faz com que o leitor consiga chegar ao assunto que lhe interessa de forma bem prática.
Abstract
SOARES, Guilherme Augusto Batista; COSTA, Geraldo Magela da and AVELAR, Angela Nair. Quantificação mineralógica de bauxita boehmítica por difração de raios X. Rem: Rev. Esc. Minas [online]. 2014, vol.67, n.1, pp. 41-46. ISSN 0370-4467. http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672014000100006.
A quantificação de boehmita em bauxita é de fundamental importância para a determinação da temperatura de digestão no processo Bayer, mas não existe, na literatura, nenhum método rápido e confiável, para se realizar essa determinação. Portanto, nesse trabalho, utilizou-se a difração de raios X, para se realizar a quantificação de boehmita, gibbsita, hematita e goethita em bauxita. Uma amostra de bauxita, oriunda de Gana e contendo 45% de