quimica experimental - Técnicas de Trabalho com Material Volumétrico
APRESENTAÇÃO
Este relatório tem por finalidade descrever as experiências realizadas nos laboratório da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, durantes as aulas de Química Experimental.
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Objetivo
2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivo Específico 3. Parte Experimental
3.1 Materiais e Métodos 3.1.1 Materiais 3.1.2 Reagentes 3.1.3 Descrição das Vidrarias Utilizadas
3.2 Procedimento Experimental
4. Resultados e Discussões
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas
1. Introdução
A vidraçaria refere-se a uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro, em geral é utilizada em análise e experimento científico, o vidro é muito utilizado devido a sua transparência e resistência ao calor. Muitas peças de vidraria são produzidas em vidro borossilicato por agregar à peça, a resistência ao choque térmico e a melhor resistência mecânica e aos químicos. É importância que o analista tenha conhecimento das variáveis envolvidas, destacando que seja voltada uma maior atenção para a incerteza presente em cada etapa do ensaio, desde a amostragem inicial ao resultado fina.
A aferição de materiais volumétricos é realizada pra conferir a exatidão e a precisão das medidas dos materiais a serem utilizados. Mesmo os laboratórios executando seus métodos de maneira correta, sempre irão existir erros que irão alterar os resultados das medições. Em relação aos erros instrumentais podem ser citados como exemplo os materiais volumétricos tais como pipetas, buretas e frascos volumétricos que podem liberar ou conter quantidades diferentes das indicadas em suas graduações.
A maior fonte de