Apresentação das Vidrarias
Consta das experiências vivenciadas e dos resultados obtidos na primeira aula prática de Química Experimental, que teve como tema: A utilização de vidrarias e equipamentos dentro de um Laboratório Químico. Descreve o primeiro contato com o laboratório, onde conheceu-se várias vidrarias e equipamentos essenciais para este tipo de ambiente, e algumas técnicas que possibilitam um melhor trabalho. Podemos citar como equipamento a balança semi-analítica, pois através do seu correto manuseio foi possível pesar a moeda de R$ 0,10 e determinar a densidade que foi de 4,808g/mL. A apresentação das vidrarias e equipamentos, assim como suas respectivas funções, proporcionou a compreensão de como utilizá-los e em que condições os mesmos devem ser usados.
Palavras-chave: Vidrarias; equipamentos; conhecimento.
INTRODUÇÃO
A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Os princípios fundamentais em que a química se apoia são baseados em fatos experimentais, razão pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforço de aprendizagem a aperfeiçoar-se em métodos de execução de trabalho experimental, e para isso, é fundamental que possua noções de como utilizar vidrarias e equipamentos em um laboratório de química.
Qualquer atividade humana apresenta riscos. Um laboratório químico, portanto não está isento dos mesmos, eles podem se apresentar de diversas maneiras: riscos físicos, químicos, ergonômicos, biológicos. Aprender a manusear corretamente os equipamentos e vidrarias do laboratório é uma maneira de evita-los.
A execução de qualquer tarefa num Laboratório de Química envolve geralmente uma variedade de equipamentos que devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o