Instruções Gerais, Normas de Segurança e apresentação de vidrarias e equipamentos de laboratório.
1. Objetivo
A primeira aula prática de laboratório teve como intuito proporcionar os primeiros contatos com equipamentos e vidrarias do laboratório, além de relembrarmos as normas de segurança, primeiros socorros, manuseio de produtos químicos, a fim de prevenir futuros acidentes laboratoriais.
2. Introdução
Conhecer as normas laboratoriais e os equipamentos e vidrarias são fundamentais para o aluno de laboratório de Química. Nesta aula introdutória têm-se o primeiro contato com as técnicas básicas, para precaver qualquer acidente, e os principais equipamentos e vidrarias do laboratório para aprender a manuseá-los corretamente tornando-os aptos a desenvolverem quaisquer procedimentos experimentais futuros.
3. Desenvolvimento Foram apresentadas as normas para utilização do laboratório: vestimentas adequadas (uso de jaleco e calçados fechados, uso de EPIs), cuidados no manuseio de Equipamentos (uso correto das vidrarias e equipamentos evitando quedas e danos); Responsabilidade durante a realização das atividades (evitando brincadeiras, conversas paralelas, atenção durante os experimentos); Organização e Limpeza do laboratório; Proibição do consumo e manuseio de alimentos e bebidas no laboratório; Utilização certa de reagentes e produtos.
Teve-se contato com os materiais e equipamentos que serão utilizados durante a realização das atividades e sua finalidade, tendo como principais:
Respectivamente: Tubo de ensaio (Efetuar reações químicas em pequenas escala), Erlenmeyer (Aquecer líquidos e fazer titulações), Proveta (Medidas aproximadas de medidas de líquidos), Balão volumétrico (Preparo de soluções de concentrações definidas), Bico de Bunser (Aquecimento de materiais não inflamável), Bastão de vidro (Agitação de misturas e transferência de líquidos), Kitassato (Filtração a vácuo),