trabalho
CCEN Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Departamento de Química
Química Geral e Inorgânica Experimental
Aula Prática Nº 02
PESAGEM, MEDIDAS DE TEMPERATURA E MANUSEIO COM RECIPIENTES
VOLUMÉTRICOS
Objetivos
No final desta experiência o aluno deverá: ü Reconhecer a importância das medidas em química. ü Usar corretamente e ler termômetros, balanças, provetas e pipetas. ü Listar cuidados com os diversos tipos de recipientes volumétricos.
Balança - Cuidados e Técnicas de Pesagem
A balança é um dos instrumentos mais importantes do laboratório. É um instrumento delicado, em sua maior parte importada e, por isso, de preço bastante elevado. Alguns tipos de balanças nos dão resultados pouco precisos enquanto outros nos dão resultados mais rigorosos. Este segundo tipo de balança dado seu grande emprego em química analítica, é chamada balança analítica. As balanças analíticas geralmente pesam até décimo de milésimo, ou seja, até a quarta casa decimal. Como inteiro é o grama, elas pesam até decimiligrama.
Quando vamos usar uma balança devemos, antes de tudo, verificar qual a capacidade máxima da mesma. A balança, sendo um aparelho de precisão delicado, não pode suportar cargas excessivas, o que acarretaria estragos na mesma. A carga máxima da balança vem impressa na própria balança. Normalmente, a capacidade máxima das balanças analíticas estarem torno de 100 a 200g.
O processo de pesagem varia de acordo com o tipo de balança empregada, mas cuidados gerais na técnica de determinação de massa são sempre os mesmos:
1. Conhecer previamente o modo de funcionamento do aparelho. Em caso de dúvida, consultar o catálogo.
2. Verificar se a balança está nivelada observando através de um nível em forma de bolha. Para nivelar a balança gira-se os pés localizados na parte frontal da mesma (depende da balança).
3. Retirar poeiras ou detritos do(s) prato(s) com pincel apropriado.
4. Verificar se as escalas da balança