Trabalho química experimental - vidrarias
Trabalho de Química Geral Experimental I
Principais vidrarias e equipamentos de um laboratório de química
Nome: Bruna Biazzi, código USP: Bruna Pereira Arruda Santos, código USP: Camila Pereira, código USP:
Professora: Elisângela Moraes
Curso: Engenharia Química Diurno
Balão Volumétrico
Balão volumétrico é um recipiente utilizado em laboratórios para preparação de líquidos em volumes muito precisos e exatos. É um frasco marcado com uma linha (traço de aferição), para que se possa medir um determinado volume de líquido e possui também uma rolha de vidro ou tampa de plástico, para fechar a abertura no topo. Os balões volumétricos são feitas em diversos tamanhos e volumes variados. Um balão volumétrico, assim como todo material de medição exata, jamais deve ser utilizado para aquecer substâncias, pois o calor irá distorcer o vidro e mudar o volume calibrado. As medidas volumétricas tomam como referência alguma temperatura padrão, sendo este ponto de referência perto dos 20ºC (temperatura equivalente a maioria dos laboratórios).
Bastões de Vidro ou Baquetas
Disponíveis em medidas variadas, os bastões de vidro são essenciais para se agitar substâncias e facilitar a homogeneização. Também auxiliam na transferência de líquido de um recipiente para outro já que são capazes de medir o volume.
Bureta
A bureta é um tipo de vidraria cujo principal objetivo de uso está na correta dosagem volumétrica de algum reagente nas titulações. Possui facilidade na leitura do nível de líquido contido (portanto, é graduada), além de ser de grande exatidão e precisão. No fundo da bureta há uma torneira de precisão, onde pode ser regulada sua abertura de modo a ultrapassar o mínimo possível o ponto de equivalência da titulação.
Cápsulas de Porcelana
Usadas para a concentração, secagem de soluções e evaporação de líquidos.
Béqueres de Vidro
Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de