TRABALHO DE QUIMICA EXPERIMENTAL 1
TRABALHO DE QUIMICA EXPERIMENTAL – ANÁLISE EXPERIMENTO TESTE DE CHAMA
ANA CAROLINE DA SILVA PINTO
BÁRBARA GONÇALVES BOURGUIGNON
GUSTAVO AUGUSTO LIMA CESAR
JHENNEFFER NASCIMENTO FERREIRA
MANOELA DE CARLOS OLIVEIRA
VITÓRIA, 15 DE MAIO DE 2105
INTRODUÇÃO
DIA 12/05/15: REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE TESTE DE CHAMA NO LABORATÓRIO QUÍMICA 1.
1. O QUE É O TESTE DE CHAMA?
O teste de chama é um procedimento utilizado na química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento químico.
DESENVOLVIMENTO
2. COMO É O PROCEDIMENTO?
Primeiramente, é preciso escolher as amostras que serão analisadas. Separar pequenas quantidades de cada uma delas em vidros de relógio e depois, acender uma chama no bico de Bunsen. A temperatura ideal da chama será controlada pela sua coloração, que deve estar entre azul claro a azul quase transparente no espectro de cores. Após feito isso, é necessário a utilização de uma pinça de madeira com a ponta de fio de níquel-cromo, onde será esterilizado no ácido-clorídrico com alta concentração e seguidamente colocado na chama até que a chama não mais mude de cor. Mergulhar novamente o fio no ácido-clorídrico e envolver o fio passando-o no elemento que estará sob análise. Levar o fio à chama mais uma vez e observar a coloração emitida pela liberação do fóton. Para um novo experimento repita os procedimentos anteriores.
3. QUAL A EXPLICAÇÃO DO EXPERIMENTO?
O teste de chamas é baseado no fato de que quando uma determinada quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso energia na forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação.