Medição de massas e volumes
Química
Relatório Actividade Laboratorial
Medição de massas e volumes
Professora: Alexandra Jales
Curso 214970TQMA
Elisabete Santos
Patrícia Silva
Rui Bártolo
Samuel Pinto
Sérgio Santos
UFCD – Laboratórios de Química / Relatório Actividade Experimental
Objectivos
Este trabalho prático tem como objetivo a familiarização com diferentes equipamentos de medição de massas e volumes, assim como a medição da massa volúmica de uma peça e identificação do material de que esta é feita.
Página 1 de 13
UFCD – Laboratórios de Química / Relatório Actividade Experimental
Introduçao Teorica
No dia-a-dia, e com uma certa frequência, a massa e o volume de um material utilizam-se indiferentemente como meios para avaliar quanta matéria está presente num determinado corpo.
As medidas obtidas experimentalmente pelos químicos são muitas vezes utilizadas para calcular outras grandezas. Existem vários instrumentos para realizar as medições das propriedades mais comuns: a régua para o comprimento; a bureta, a pipeta, a proveta graduada e o balão volumétrico para volumes; balança para a massa. Todos estes instrumentos medem propriedades macroscópicas, cuja determinação é direta. No entanto para se obter a massa volúmica de uma substância, é necessário utilizar expressões matemáticas que relacionam grandezas medidas diretamente com a grandeza pretendida assim esta determinação passa a ser feita de medições indiretas. Massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria que compõe um objeto. Os termos “massa” e
“peso” usam-se muitas vezes indistintamente, embora em rigor se refiram a grandezas distintas. Na sua aceção o peso é a força devida à atração gravítica.
A unidade de massa no sistema internacional (SI) é o quilograma (kg). A medição da massa de um corpo efetua-se normalmente com balanças no qual é necessário ter em atenção a sua sensibilidade e alcance (valor máximo da massa que ela pode medir).