Travassos 09a

5216 palavras 21 páginas
Capítulo

8

1

TREMATODA
Trematódeos são animais geralmente de corpo chato, de cutícula lisa ou provida de espinhos geralmente pouco desenvolvidos. Ventosa anterior raramente rudimentar e uma segunda ventosa ventral ou acetábulo situada no meio da face ventral, ou então terminal, que pode ser rudimentar ou deixar de existir. A cavidade do corpo é obliterada, a musculatura é sincicial. Tubo digestivo raramente com abertura posterior. Via de regra hermafroditas. Evolução sem ecdises, à custa de larvas que se multiplicam partenogenèticamente (partenitas) . Do ovo sai um embrião ciliado desprovido de ganchos quitinosos. Parasites em todas as fases do ciclo, evoluindo sempre em dois hospedeiros.
MORFOLOGIA GERAL

Corpo geralmente chato, em forma de folha, contudo pode apresentar formas diversas desde ovóide mais ou menos regular até filiforme. Geralmente alongado no sentido longitudinal pode, algumas vezes, ser alongado transversalmente ou mesmo apresentar expansões posteriores. A cavidade do corpo é obliterada por parênquima de células grandes e rede de fibrilas musculares dispostas em todas as direções.
Externamente é provido de uma ou duas ventosas, umas vezes muito desenvolvidas, outras vezes atrofiadas, que representam órgãos de fixação e locomoção. Guarnecendo a superfície do corpo existem, geralmente, espinhos mais ou menos desenvolvidos, muitas vezes escamiformes e sempre mais abundantes na extremidade anterior.
O corpo é revestido por uma cutícula anhista mais ou menos espessa, sob a qual existe um epitélio, de constituição nem sempre nítida, e que repousa numa membrana basal, que o separa da camada muscular.
O sistema muscular é sincicial e pode ser dividido em dois grupos: músculos do corpo, propriamente, e músculos das ventosas. Os primeiros constituem um manguito que envolve todo o corpo e é constituído de fibrilas dispostas longitudinal e transversalmente, intercaladas de muitas outras em todas as direções de maneira a permitir ao corpo to-

INTRODUÇÃO

Relacionados

  • Conselho tutelares
    62850 palavras | 252 páginas