trabalho de quimica experimental
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS FACULDADE DE ENGENHARIA DE PASSOS
Curso: ENGENHARIA CIVIL
Células Voltaicas
Alunos: Luiz Felipe Santos Muro Gabriel Silva Cardoso João Paulo Ramos Candido Martins Marcelo Valeriano Junior Ana Amélia Leite Silva
Data do Experimento: 27/04/2012
Data de Entrega: 11/05/2012
Disciplina: Química
Introdução
Reações de óxido-redução são reações químicas onde ocorrem transferências de Elétrons entre duas espécies químicas.
Numa reação de óxido-redução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.
A perda de elétrons é chamada de oxidação e o ganho de elétrons é chamado de redução. Na oxidação, o número de oxidação (Nox) do elemento aumenta (pois ele perde elétrons). Na redução, o número de oxidação (Nox) se reduz (pois o elemento ganha elétrons). Reações de óxido-redução Células Voltaicas :
• A energia liberada em uma reação de óxido-redução espontânea é usada para executar trabalho elétrico.
• Células voltaicas ou galvânicas são aparelhos nos quais a transferência de elétrons ocorre através de um circuito externo.
• As células voltaicas são espontâneas.
• Se uma fita de Cu0(s) é colocada em uma solução de CuSO4, o Cu2+ é depositado no Cu0(s) e se o Zn0(s) é colocado em uma solução de ZnSO4 ele dissolve-se formando Zn2+. • À medida que ocorre a oxidação, o Zn0(s) é convertido em Zn2+ e 2e-. Os elétrons fluem no sentido do anodo onde eles são usados na reação de redução.
3. Células Voltaicas • O funcionamento de uma célula voltaica requer quatro elementos imprescindíveis: ✓ uma área onde ocorre a reação de oxidação, área anódica: anodo; ✓ uma área onde ocorre a reação de redução, área catódica: catodo; ✓ uma ligação metálica que une ambas as áreas