Trabalho de quimica
Primeiros socorros são os atendimentos imediatos e rápidos ao acidentado até seu encaminhamento ao médico, em casos mais graves. Neste sentido, primeiros socorros são procedimentos de emergência. É necessário que sejam os mais corretos possíveis para evitar problemas futuros. É também necessário que o laboratório disponha de uma farmácia de emergência.
No laboratório podem ocorrer, principalmente, vertigens, corpos estranhos e substâncias químicas nos olhos, queimaduras, cortes e envenenamentos. Vamos relacionar aqui alguns lembretes importântes para auxiliar nos procedimentos de primeiros socorros:
• Ter no laboratório um cobertor, para caso de fogo e proteção de feridos.
• Evitar, sempre que possível, tocar ferimentos com as mãos, peças de roupas ou qualquer outro material contaminado.
• Em caso de desmaio, deitar o indivíduo de costas, com a cabeça mais baixa que o corpo, fazendo-o respirar amoníaco ou vinagre.
• Em caso de sinais de desmaio sentar o indivíduo e curvar sua cabeça entre as pernas, fazendo-o respirar profundamente.
• Em caso de hemorragias, fazer compressão do ferimento com curativos esterilizados. Dependendo do local do ferimento, esta compressão poderá ser feito diretamente ou a uma certa distância do mesmo.
• Em caso de contato da pele com substâncias químicas promover uma lavagem abundante do local com água.
• Em caso de queimadurs por contato ou respingos, providenciar a lavagem da área com água fria, por um período de pelo menos 15 minutos, encaminhando em seguida o acidentado ao socorro médico mais próximo.
Para cada caso específico recomenda-se os procedimentos abaixo:
a) VERTIGENS: no estado de inconsciência, deve-se evitar aglomerações em torno do paciente, levá-lo para um lugar mais arejado e afrouxar sua roupa ao redor do pescoço. Deve-se deixá-lo sentado com a cabeça entre as pernas ou deitá-lo de costas com a cabeça mais baixa que o corpo. Não se deve ministrar nada por via oral, sendo recomendável