Como se deve escrever a historia do brasil
Como se deve escrever a história do Brasil é uma dissertação de Von Martius, que foi oferecida ao IHGB no intuito de preencher lacunas do acervo a cerca da historiografia brasileira. Segundo o autor qualquer um que deseja trabalhar com a história do Brasil, não poderá nunca deixar de destacar os elementos que neste contexto competiram para o desenvolvimento humano.
Estes elementos de natureza diferente convergiram à formação do homem em três raças, sendo que cada uma dessas raças possuem sua própria característica e particularidade no olhar histórico. Essas raças, a saber: A de cor de cobre ou americana (os Índios), a branca ou caucasiana (os Portugueses) e a preta ou etiópica (os Africanos).
Von Martius apresenta um trabalho que contém os pontos e problemas que deveriam ser explicados para a compreensão geral e ampla do Brasil, salienta a importância do Índio e do negro, acrescenta ainda a necessidade de se conhecer melhor os costumes, a língua e a mitologia indígena, a falta de elementos cotidianos do colono português e do escravo africano para a compreensão dos mecanismos coloniais. O que enaltece esta dissertação é a maneira como ela é desenvolvida, ele descreve apuradamente sobre cada etnia, sobre cada cultura, o que até então não era um sistema de estudo muito comum, geralmente se percebe um estudo de periodização, ou de divulgar apenas a história da colonização portuguesa como se fosse uma maneira de apresentar a história vista por cima, ou a história de um povo só.
OS ÍNDIOS E SUA HISTÓRIA COMO PARTE DA HISTÓRIA DO BRASIL
Para começar os estudos sobre esta etnia é necessário que o historiador brasileiro se encarregue da tarefa de investigar minuciosamente a vida e a história do desenvolvimento dos aborígenes americanos.
Segundo Von Martius os indígenas brasileiros, não são o homem em estado primitivo e sim o restante de uma civilização perdida, o passado dessa raça americana é entendida como uma