Fichamento - sociologia e o mundo moderno
História 2012.2 – 1º período
Sociologia – Diogo Ramos
Giselle Coutinho Dantas
(IANNI, Octavio. A Sociologia e o Mundo Moderno. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 1(1): 7-27, 1.sem. 1989)
Octávio Ianni**
No contexto, pode-se inferir que a Sociologia surge em um momento onde o mundo está passando por um processo desenvolvimentista, no qual podemos perceber a luta para a ascensão de classes sociais, como a burguesia, através do Capital, “maior símbolo” desta época. Tais lutas configurarão a sociedade seguinte.
Princípios explicativos
Pode-se dizer que movimentos, tais como: “Liberalismo, Iluminismo, Jacobinismo, Conservantismo, Romantismo e Evolucionismo”, são cruciais para o desenvolvimento da Sociologia em si, a qual compreende a realidade do meio social juntamente com a Filosofia. Escolas e teorias apoiam-se em princípios explicativos, que são: Causação Funcional, Conexão de sentido e contradição. Com esses princípios e teorias, a Sociologia percebe as modificações sociais do Mundo Moderno.
Desafios da Revolução Social
Com o fim do feudalismo após a criação de estados nacionais, o século XIX testemunha diversas revoluções burguesas, populares. Greves, protestos e revoltas configuram um período no qual a sociedade aparece com “tintas de modernidade”, como é descrito no texto. O capital aparece como um estágio de desenvolvimento obrigatório aos povos, e, o mesmo, possui alcance mundial. Diversas revoluções surgem contra o papel exercido pelo capital.
Metamorfoses da multidão
Com seu estudo sobre o meio social, a Sociologia apresenta assuntos correspondentes ao Mundo Moderno. Assuntos que são pensados por diferentes pontos de vista, de diferentes teóricos. A Sociologia Positivista de August Comte que tem como lema “Ordem e Progresso” ganha muitos adeptos, como Brasil, México, Estados Unidos, ao decorrer do fim do século XIX e início do século XX. Com tal progresso econômico e