Fichamento Capitulo 1 O Que Sociologia
Curso: Comércio Exterior I
Disciplina: Sociologia I – 1º ano
Aluna: Camila Oliveira Martini; Matricula: 20141060110042
Professor: Albanir Faleiros Machado Neto
Fichamento: MARTINS, Carlos Benedito (1948) O que é Sociologia. São Paulo. ed. brasiliense, 2004 – coleção primeiros passos. pp.7-71.
[Capitulo 1]
A sociologia pode ser compreendida como uma forma de entender o pensamento moderno. Ela foi desenvolvida depois de pensamentos que vinham sendo construídos a tempos atrás. O seu surgimento ocorre em um contexto histórico bastante importante, época que acontecia à desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
A criação da sociologia não é mérito apenas de um único pensador, mas sim um avanço no pensamento de vários. As transformações que ocorreram ao longo do século XVII foram de suma importância para a evolução da sociologia.
A revolução industrial mudou drasticamente o mundo, não sendo diferente com o conceito de sociologia. Com as implementações de fábricas, as jornadas de trabalhos aumentaram, o êxodo rural também. As mulheres, homens e crianças começaram a trabalhar cerca de dez (10) horas por dias, sem férias e descansos em feriados, por um salário de subsistência. Teve um aumento assustador da prostituição, dos crimes, dos suicídios e de doenças como cólera e tifo, acabando com parte da população. As crises, obviamente, atingiram também as áreas rurais, principalmente os assalariados, mas, teve como o epicentro, os centros urbanos.
De certa forma, a sociologia constituiu respostas, partindo das situações que foram vistas na Revolução Industrial (Surgimento das classes trabalhadoras, a sociedade capitalista, o avanço tecnológico, etc). Mesmo que a revolução ocorrida na Inglaterra tenha sido de grande