Fichamento, o que é sociologia, capitulo 1
Autor: Carlos Benedito Martins
Editora Brasiliense, 38ª edição, 1994, São Paulo
A Sociologia é uma das manifestações do pensamento moderno. Uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico.
Ela surge num contexto histórico específico, no século XVIII, coincidindo com os momentos finais da ruptura da sociedade feudal e da consolidação da capitalista, prendendo-se aos abalos provocados pela revolução industrial e pelas novas condições por ela criadas.
Dupla revolução (francesa e industrial): a revolução industrial representou o triunfo da indústria capitalista. O empresário capitalista foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores. A consolidação do capitalismo representava a desintegração de costumes e instituições até então existentes e a introdução de novas formas de organizar a vida social.
Causando rápida Urbanização e Industrialização, o capitalismo trouxe como consequência o aumento da prostituição, do suicídio, da criminalidade, etc. Outro fato importante relacionado à revolução industrial é o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista.
Importância da Revolução Industrial para a Sociologia: o curso que a sociedade estava tomando, tornava-se um problema, que deveria ser observado e melhorado, para mudar as condições de vida da população.
Depois do século XVIII, a sociedade passou a ser tratada a partir do estudo de seus grupos e não dos indivíduos isolados.
Os iluministas posicionavam-se de forma revolucionária, atacando os fundamentos da sociedade feudal, bem como os privilégios da classe dominante e as restrições que esta impunha aos interesses econômicos e políticos da burguesia. Combinando o uso da razão e da observação, eles analisaram quase todos os aspectos da sociedade. O comércio, a religião, a moral e a família eram estudados, com o