Fichamento - capítulo 1 livro o que é sociologia
Martins, Carlos Benedito, 1948 – O que é sociologia / Carlos Benedito Martins – 38. ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção primeiros passos; 57)
Capítulo Primeiro: O surgimento
A sociologia surge com a queda da sociedade feudal e a consolidação na nova civilização, a capitalista. Nesse contexto, onde o homem encontra-se com problemas inéditos. Essa ciência vem com o objetivo de compreender a nova sociedade formação.
“O surgimento [...] coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.” Martins (1994, p.10)
A revolução industrial não ficou vinculada somente na introdução de maquinas a vapor e da mecanização do meio de produção. Ela foi o marco da “vitória” da indústria capitalista. Onde o empresário, uma nova figura para sociedade, torna-se detentor das terras, das ferramentas e das máquinas, passando a converter grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.
“A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista.” Martins (1994, p.11)
No início do processo de industrialização a pobreza era um dos grandes problemas, onde o homem que já era pobre passa a viver na como animal. A classe burguesa, detentora dos meios de produção, não demonstravam o menor interesse em melhorar as condições de trabalho, somente de intensificar cada vez mais os lucros, independente da forma que fosse obtido.
“A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente implicava a reordenação da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da família patriarcal etc. A transformação da atividade artesanal [...] em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para