graduação
1. FONTE BIBLIOGRÁFICA
GOMES, Alberto A. A Sociologia: nascimento e desenvolvimento. Presidente Prudente: Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP, 2014. Texto organizado para fins didáticos conforme referências listadas no final do texto.
2. PROBLEMA/PERGUNTA
Este tema apresenta de forma sintética uma breve introdução à sociologia como ciência dando especial destaque a quatro dos seus principais intelectuais: Augusto Comte (1798/1857), David Emile Durkheim (1858/1917), Karl Heinrich Mark (1818/1883) e Max Weber (1864/1920).
Dentro deste fichamento será falado sobre David Emile Durkheim.
3. OBJETIVOS
O objetivo de Durkheim é a concordância da sociedade como um todo, é a integração entre o indivíduo ao coletivo como meio da solidariedade. Consistir em que o individuo não explica a sociedade, mas é a sociedade que explica o indivíduo, tendo a necessidade de introduzir a historia, despenhar-se então na ordem tradicional que a administrava e da ordem moderna que a conduz.
4. SÍNTESE PESSOAL
Emile Durkeim foi intelectual que durante seus estudos presenciou muitos acontecimentos que marcaram seu tempo e refletiam mais nas aulas que ministrava.
Com todas as modificações políticas e sociais, existiu uma sensação de euforia, de progresso e esperança no futuro, que ainda com estes estímulos não se podiam esquecer as crises. Durante seus estudos o mundo passava por varias transformações como a segunda revolução industrial que trouxe varia inovações.
Durkeim foi considerado durante o seu tempo um espírito moderno que se basearia no progresso da ciência.
Depois de sua formação passou a ensinar filosofia, mas logo se voltou para a sociologia mesmo não tendo locais específicos para se aprender a matéria, e com este pensamento mudou se para a Alemanha onde pode enfim aprimorar o estudo da ciência do espírito e o formalismo, com todos estes estudos passou a ser o responsável na reorientação das ciências sociais.
Achando se habilitado para o