TEORIA SOCIOLOGICA I
FICHAMENTO
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DA MODERNIDADE Essa é uma época em que já se revelam mais abertamente as forças sociais, as configurações de vida, as originalidades e os impasses da sociedade civil, urbano-industrial, burguesa ou capitalista.
Princípios Explicativos A Sociologia se divide em tendências, escolas, teorias, interpretações. Pág. 10.
Desafios da Revolução Social As transformações e crises provocadas pela emergência e o desenvolvimento da sociedade civil, urbano-industrial, burguesa ou capitalista, constituem outra matriz da Sociologia. Ela surge como forma de autoconsciência científica da realidade social. Pág. 11 e 13.
Metamorfoses da Multidão Uma primeira corrente da Sociologia lida com a idéia de massa. A segunda corrente lida com a idéia do povo. E a terceira corrente lida com a idéia de classe social. Pág. 18
Modernidade
Um dos segredos da Modernidade está em que o homem se defronta com um destino trágico. Basta-se a si próprio, por sua inteligência, ciência e razão e invenção. Pág. 20.
Época do Mundo Moderno O vulto do desafio, da empresa e da realização lança a Sociologia também no plano artístico. Pág. 24. Inquietações: 1- Por que Marx, Weber e Durkheim, em suas obras, encontram-se reflexões que “fogem” às suas anotações metodológicas? Está em marcha à revolução burguesa em escala mundial, mas qual o motivo de atropelar a classe proletariado? Será que no Brasil e entre outros países latino-americanos, a Sociologia positivista fez e continua fazendo muitos adeptos para mudar? Na sociedade moderna, o homem substitui a tradição e a religião, pela razão e encontra a solução para os problemas? Na sociedade burguesa, a luta pelo poder comanda o destino dos homens, mesmo contribuindo para a solidão? Palavras-chave: Sociologia. O Mundo Moderno. As principais teorias. Capitalismo. Comunismo.