Trabalho de Quimica CFC s
Neste trabalho vamos falar dos efeitos de Clorofluorcarbonetos (CFCs) no meio ambiente.
Portanto, para a sua concretização o grupo investigou em livros que falam sobre a matéria em pesquisa. Através desta pesquisa vamos saber o que são CFCs e seus efeitos para o meio ambiente.
Clorofluorcarbonetos (CFCs)
Conceito: Um clorofluorocarboneto (clorofluorcarboneto, clorofluorcarbono ou CFC) é um composto baseado em carbono que contem cloro e flúor, responsável pela redução da camada de ozono, e antigamente usado como aerossóis e gases para refrigeração, sendo actualmente proibido seu uso em vários países.
Os CFCs, também chamados fréons, são substâncias gasosas cuja estrutura contem átomos de carbono, flúor e cloro, que, mesmo sendo de propagação lenta, atingem a estratosfera.
Clorofluorcarbonetos e seus efeitos no meio ambiente
A camada de ozono encontra-se na atmosfera (aproximadamente a 28 quilómetros de altitude) e tem como função proteger a superfície terrestre de radiação ultravioleta emitida pelos raios solares, absorvendo-a e reduzindo-a. Esta camada tem sido sucessivamente destruída pela acção do Homem, devido à libertação de substancias poluentes, entre as quais os CFCs (Clorofluorcarbonetos).Substancias como o triclorofluorcarboneto (CFC13), o diclorofluormetano (CF2C12) ou clorometano (CH3C1) são usadas na produção de aparelhos frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, sprays (insecticidas, pesticidas, desodorizantes), entre outros.
O processo de destruição da camada de ozono pelos CFCs ocorre quando os átomos de cloro reagem com as moléculas de ozono, quebrando a ligação entre os átomos de oxigénio e levando a formação de moléculas de monóxido de cloro (CIO) e oxigénio (O2). O monóxido de cloro, um composto instável, reage com os átomos de oxigénio resultantes de composição das moléculas de ozono por acção da radiação solar (um processo normal que em circunstancias normais ocorre em quantidade reduzida). Desta