Camada de ozono
Aquecimento Global
Trabalho no âmbito da disciplina de Biologia-Geologia
Trabalho realizado por: Maria Rui Oliveira, nº 1117, 10º Ano
Ano letivo 2012-13
O QUE É O OZONO?
O ozono é uma substância elementar gasosa bastante oxidante, azul pálida, muito venenosa, bastante instável e com um odor desagradável, que lembra lixívia. A sua inalação, mesmo feita em quantidades reduzidas, pode ser mortal ao Homem. É uma forma alotrópica do oxigénio, sendo a sua molécula constituída por três átomos de oxigénio, enquanto o oxigénio vulgar é constituído apenas por dois.
O ozono forma-se quando se dá uma descarga elétrica num meio contendo oxigénio e deve-se a este gás o cheiro característico comum nas proximidades de mecanismos elétricos.
Podemos, considerar dois tipos de ozono:
- O ozono estratosférico – que é aquele que nos protege do efeito prejudicial das radiações ultra violeta absorvendo-as. (ozono “bom”);
- O ozono troposférico – este forma-se na troposfera, devido à emissão de gases contaminantes da atmosfera e que são produzidos pela indústria e libertados pelos escapes dos automóveis. É poluente, tóxico e pode causar graves problemas à saúde humana. A CAMADA DE OZONO
A atmosfera terrestre encontra-se divida em várias camadas.
Cerca 90% do ozono atmosférico concentra-se numa zona da estratosfera, entre os 20 e os 30km de altitude, que ficou por isso conhecida como camada de ozono.
O ozono é muito menos comum na atmosfera do que o oxigénio normal.
Em cada 10 milhões de moléculas de gases que constituem o ar, cerca de 2milhões são de oxigénio e apenas 3moléculas são de ozono.
Embora em quantidades reduzidas, o ozono desempenha um papel muito importante na atmosfera.
O ozono é responsável pela absorção de uma porção de uma radiação solar, impedindo-a de atingir a superfície do planeta, nomeadamente das radiações UV-B.
Os raios UV-B exercem um efeito prejudicial sobre os seres