severino nguenha
O presente trabalho investigativo, é de vasto interesse no desenvolvimento de conhecimentos sobre mudanças climáticas. Deste modo, este trabalho tem como o objectivo falar de problemas ambientais, onde agente vai fomentar a discussão dos diversos pontos de vista e interesses do aquecimento global, onde falaremos do efeito de estufa, iniciando do seu conceito, suas causas, seus principais gases causadores, e suas consequências para a saúde humana e para o meio ambiente. Estas pesquisas nos farão perceber e sabermos responder as questões, O que causa? Como? Quando? E como podemos evitar e lutar contra os problemas ambientais?
1. Aquecimento global
O aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão, ou seja, um aumento da temperatura média superficial global, provocado por factores internos ou externos.
1.1 Factores internos
Os factores internos são complexos e estão associados a sistemas climáticos caóticos não lineares como a actividade solar, a composição físico-química atmosférica, o tectonísmo e o vulcanismo.
1.2 Factores externos
Factores externos são antropogénicos relacionados a emissões de gases - estufa por queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão e derivados de petróleo através de indústrias, refinarias, motores, queimadas etc.
2. Efeito de estufa
Efeito de estufa é um fenómeno natural. Ele mantém a terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam reflectidos para o espaço e que o planeta perca seu calor. Sem ele, a terra teria temperaturas médias abaixo de 10ºC negativos. Predomina-se o efeito de estufa a absorção pela atmosfera na emissão de infravermelhas, impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior.
Ele pode ser definido como um mecanismo natural do planeta terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, que é ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta.
3. Causas do