Tecnicas De Negociação
INTRODUÇÃO Temos por objetivo neste trabalho tratar sobre a negociação e suas técnicas, expressar de forma clara e concisa as diferentes visões do processo de negociação. Mostrar como a visão sistêmica pode ser importante para tornar as negociações mais estratégicas, buscando um relacionamento mais duradouro e uma relação satisfatória entre as partes envolvidas neste processo. Sendo assim, seja qual for a negociação, é imprescindível analisa-la e planeja-la com uma ótica sistêmica, visando sempre uma negociação evolutiva na qual todos saiam ganhando. Trataremos também sobre às negociações em âmbito internacional e a sua importância no mundo globalizado. Para fechar mostraremos os tipos estilos básicos de negociação.
NEGOCIAÇÃO Pode ser definida como o processo de busca de um acordo, visando o melhor resultado possível, onde as partes envolvidas tenham satisfação construindo uma relação duradoura. E, se houver conflito, resolve-los da melhor forma possível por meio da criatividade .
VARIÁVEIS EM UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO
.Poder: Habilidade de influenciar pessoas ou situações. O poder pode ser Pessoal (são aqueles natos, presentes em qualquer situação) e Circunstancial (relacionados a situação, ao momento em que se esta)
.Tempo: período durante o qual o processo de negociação acontece; .Informação: quanto melhor for a qualidade e também maior for a quantidade de informações que tivermos sobre a outra parte, produto, mercado, enfim, tudo que envolver a negociação a qual estamos inseridos, mais preparados estaremos para negociar.
PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO Pela visão sistêmica, o processo de negociação visa a transformação de entradas (estímulos) em saídas (respostas). Em detalhe, temos :
.Entradas ou “inputs” (influências) – início do processo: fornecem ao sistemas as necessidades operacionais, relacionamento humano, valores individuais, valores pessoais envolvidos, interesses comuns, participação no processo, uso da