Trabalho de Pss
De
PSF
Alunas: Ana Alice
Que é Nefropatia?
A Nefropatia refere dano a ou a doença do rim, que pode levar à insuficiência renal terminal.
São consideradas nefropatias graves as patologias de evolução aguda, subaguda ou crônica que, de modo irreversível, acarretam insuficiência renal, determinando incapacidade para o trabalho e/ou risco de vida.
Algumas patologias:
NEFROPATIA
A manifestação renal no paciente com Diabetes é chamada de Nefropatia Diabética. É progressiva, tendo início de modo totalmente assintomático, com mínimas manifestações urinárias, mas pode evoluir com perda de proteínas pela urina, insuficiência renal e, em casos avançados, para a necessidade de Diálise.
DIABETES INSÍPIDO
Diabetes insípido é uma doença incomum que ocorre quando os rins não são capazes de conservar água quando executam suas funções de filtragem do sangue. A quantidade de água conservada é controlada pelo hormônio antidiurético, também chamado de vasopressina.
GLOMERULONEFRITE
A glomerulonefrite é um tipo de doença renal na qual a parte dos rins que ajuda a filtrar resíduos e líquidos presentes no sangue está danificada.
INSUFICIÊNCIA RENAL
A insuficiência renal aguda é a perda repentina da capacidade dos rins de retirar resíduos e concentrar urina sem perder eletrólitos.
SÍNDROME DE FANCONI
A síndrome de Fanconi caracteriza-se por ser uma tubulopatia renal proximal rara, na qual é encontrado distúrbio na reabsorção de glicose, aminoácidos, fosfato, bicarbonato e potássio, bem como proteinúria tubular, concentração urinária alterada e distúrbios no processo de acidificação.
PERINEFRITE
Perinefrite é a inflamação da perinefrio.
HIDRONEDROSE
Hidronefrose consiste na dilatação e distensão da pelve renal, habitualmente resultante de uma interrupção do fluxo de urina oriunda do rim.
NEFROLITÍASE
Nefrolitíase são pedras nos rins ou cálculos renais.
ANÚRIA
A anúria é um estado clinico caraterizado pela completa ausência de drenagem