residuos sólidos
GESTÃO DE RESÍDUOS E RECICLAGEM
Para reduzir o impacto das milhares de toneladas de resíduos gerados em seus mais de 325 empreendimentos, em 2012, a MRV ampliou a iniciativa de gestão de resíduos nos canteiros. A ação, que consiste no reaproveitamento de entulho dentro das próprias obras, começou a ser realizada em 2011. Desde então, os rejeitos são direcionados para locais específicos e adequados, o que evita o acúmulo desses materiais em aterros sanitários.
As obras que contam com gestão de resíduos e reciclagem recebem baias de armazenamento, posicionadas em pontos estratégicos. Nessa estrutura são depositados madeira, gesso, metal, sacaria, rejeito, entulho e matérias recicláveis. Posteriormente, o volume recolhido é enviado a locais pré-determinados, de acordo com a natureza de cada resíduo.
A iniciativa inclui a implantação de uma mini-indústria de reciclagem, capaz de fornecer insumos de obra a partir do material recolhido. É possível reaproveitar caneletas, blocos, concreto, pedras e argamassa. O entulho se transforma em matéria-prima, empregada em revestimentos, contrapisos e na produção de blocos. Os resíduos que não podem ser reaproveitados na contrução civil são separados e destinados à reciclagem externa ou recebem destinação específica.
Atualmente, a gestão de resíduos está implantada em 23 canteiros e tem apresentado resultados significativos. Com a elaboração de manual técnico para implantação e gestão de resíduos, a empresa planeja levar a iniciativa para as 120 cidades em que atua.
A MRV também trabalha com uma destinação diferente de gesso e madeira
Em parceria com empresas de soluções ambientais, a MRV, em diversos canteiros de obra, faz a retirada e destinação correta de materiais como gesso e madeira. O gesso, após recolhido, é enviado a uma Área de transbordo e triagem (ATT) para separação e posterior reingresso no processo produtivo.
Os Restos de madeira,