Fungos Alucinógenos
Fungos Alucinógenos=Fungos que produzem substâncias tóxicas:
1) Gênero Gyromytra: (Família Helvellaceae, Classe Ascomycetes, Filo Ascomycote)
Seu corpo de frutificação é grande e muito lobado, com forma de cérebro. Visualmente é difícil fazer uma distinção entre esse gênero e o gênero Helvella (“fungos com sela”). Consequentemente ocorrem confusões taxonômicas na classificação dos dois gêneros.
Gyromytra esculenta e Gyromytra gigas (G. montana) são grandes, podendo atingir alturas de até 12 cm. Algumas pessoas comem fungos do gênero Helvella e Gyromytra e os acham deliciosos. Outras, ao se alimentarem desses fungos, morrem.
Um caso de morte em massa envolvendo o consumo de G.esculenta foi relatado na Normandia, França, onde pelo menos 17 pessoas que consumiram o corpo de frutificação desses fungos ficaram gravemente doentes.
Como a toxina, giromitrina, é insolúvel em água, alguns recomendam que esses fungos sejam fervidos (por longos tempos) e que o líquido seja descartado, para que possam servir como alimento. Por outro lado, parte do sabor é perdido com esse processo. Além disso, esse método não é completamente seguro. Embora não recomendado, pessoas da costa oeste dos EUA continuamente se alimentam desses fungos.
A giromitrina é formada por monometilhidrazina (MMH), uma substância incolor, hidrossolúvel, altamente tóxica, muito volátil (é usada para impulsionar foguetes na NASA) e carcinogênica. Desse modo, a linha divisória entre a dose mortal e a dose segura é muito pequena.
Após o consumo, os sintomas aparecem após duas a quatro horas, incluindo dores de cabeça, dores abdominais, diarréia e vômitos, que possivelmente resultam em morte.
2) Gênero Amanita (Família Amanitaceae, ordem Agaricales, Filo Basidiomycota)
Os fungos desse gênero e principalmente a Amanita phalloides parecem se mais comuns na costa Leste dos EUA, tendo sido coletado desde a Virgínia até Nova Iorque.
Esses fungos apresentam polipeptídeos