Broglie
Louis de Broglie Louis de Broglie foi um físico francês nascido em 1892 da cidade de Dieppe na Normandia no seio de um família de origem nobre.
Em 1924 em sua tese de PhD, o físico francês, Louis Victor de Broglie formulou uma hipótese na qual afirmava que, toda a matéria apresenta características tanto ondulatórias como corpusculares comportando-se de um ou outro modo dependendo do experimento específico. Broglie recebeu Premio Nobel de Física, em 1929 por esta hipótese, o que o fez ser a primeira pessoa a receber um Prêmio Nobel sobre uma tese de PhD. Thomson e Davisson compartilharam o Nobel de 1937 por seu trabalho experimental.
Para postular esta propriedade da matéria, Broglie se baseou na explicação do efeito, fóton elétrico, que pouco antes havia sido apresentado por Albert Einstein sugerindo a natureza quântica da luz. Para Einstein, a energia transportada pelas ondas luminosas estava quantizada, distribuída em pequenos pacotes de energia ou quanta de luz, que mais tarde seriam denominados fótons, e cuja energia dependia da frequência da luz através da relação , onde é a frequência da onda luminosa e a constante de plank. Albert Einstein propunha desta forma, que em determinados processos as ondas eletromagnéticas que formam a luz se comportam como corpúsculos. Broglie se perguntou que tal não poderia se dar de maneira inversa, ou seja, que uma partícula material (um corpúsculo) pudesse mostrar o mesmo comportamento que uma onda. O físico francês relacionou o comprimento de onda, λ (lambda) com a quantidade de movimento da partícula, mediante a fórmula:
,
onde λ é o comprimento da onda associada à partícula de massa m que se move a uma velocidade v, e h é a constante de Planck. O produto é também o módulo do vetor , ou quantidade de movimento da partícula. Vendo-se a equação se percebe facilmente, que a medida que a massa do corpo ou sua velocidade aumenta, diminui consideravelmente o