Disfun O Ps Quica No Trabalho

633 palavras 3 páginas
Disfunção psíquica no trabalho:
Os Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho resultam, assim, não de fatores isolados, mas de contextos de trabalho em interação com o corpo e aparato psíquico dos trabalhadores. As ações implicadas no ato de trabalhar podem atingir o corpo dos trabalhadores, produzindo disfunções e lesões biológicas, mas, também reações psíquicas às situações de trabalho patogênicas, além de poderem desencadear processos psicopatológicos especificamente relacionados às condições do trabalho desempenhado pelo trabalhador.
Principais transtornos e síndromes que a disfunção psíquica pode causar:
Transtorno Depressivo: Depressão é uma doença que se caracteriza por um estado de tristeza, de perda de interesse e de prazer, que tem a duração de pelo menos duas semanas e que causa sofrimento importante na pessoa, ou que comprometa o funcionamento prévio, social, ocupacional e interpessoal.
Estresse Ocupacional: Estado emocional desagradável, tensão, frustração, ansiedade, exaustão emocional em função de aspectos do trabalho definidos pelos indivíduos como ameaçadores.
Estresse Funcional: Sobrecarga de trabalho, designação de muitas tarefas com prazos curtos para execução e/ou com interrupções contínuas, ambiguidade de prioridades, nível de autoridade e autonomia, incerteza em relação ao futuro e também o convívio com pessoas insatisfeitas.
Assédio Moral: É uma forma de agressão que tem se tornado cada vez mais comum no mundo corporativo, e que também é a causa de doenças e sofrimento do trabalhador. A agressão no trabalho implica no comportamento de um indivíduo ou de indivpiduos dentro ou fora da empresa, cujo objetivo é causar dano físico ou psicológico ao trabalhador.
Análise da disfunção e incapacidade causada por transtornos mentais:
A definição de disfunção e incapacidade causada pelos transtornos mentais e do comportamento, relacionados ou não com o trabalho é difícil. Os indicadores e parâmetros propostos pela Associação

Relacionados

  • Bruno
    19654 palavras | 79 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas