Trabalho de Psicologia
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DANILO ANTUNES PINHEIRO
TRABALHO DE PSICOLOGIA ORGANIZADA
BAURU
2015
O CASO CHAMPINHA
Danilo Antunes Pinheiro
6º Termo – Relações Internacionais
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende apresentar de forma resumida um dos crimes de maior repercussão midiática no Brasil. O crime consistiu no assassinato de um casal de jovens na região metropolitana de São Paulo, cometido por cinco indivíduos, sendo um deles menor de idade o qual será objeto de análise pelo requinte de crueldade cometido pelo mesmo. O Trabalho será organizado em tópicos e seu objetivo é apresentar um parecer psicológico sobre um dos envolvidos no crime.
2. O CASO
No dia 31 de outubro de 2003 o jovem casal Liana Friedenbach e Felipe Caffé decidiram acampar sem o consentimento dos pais em um sitio abandonado em Embu – Guaçu, região da grande São Paulo.
Dois de seus futuros assassinos Roberto aparecido Alves Cardoso vulgo “Champinha” e Paulo César da Silva Marques o “Pernambuco” ao avistarem a barraca do casal tiveram a ideia de assalta-los, ao notar que eles não tinham pertences de valor os dois então resolveram sequestra-los, e para isso contaram com ajuda de Antônio Caetano, Antônio Matias e Agnaldo Pires.
Felipe Café ao dizer que era pobre foi o primeiro a ser assassinado, por Pernambuco com um tiro na nuca no dia 02 de novembro, na madrugada do dia 05 Liana foi levada até um matagal onde foi torturada, estuprada diversas vezes por Champinha antes de ser assassinada com um forte golpe de facão no pescoço e diversas facadas, além de tentar degolar a vítima. Por fim Champinha ainda desferiu um golpe com o lado sem fio do facão que gerou um fatal traumatismo craniano e deixou o corpo abandonado na mata.
3. Desfecho do crime
Os corpos das vítimas foram encontrados no dia 10 de novembro. Champinha, Antônio Caetano, Antônio Matias, Aguinaldo Pires e Pernambuco foram presos 4 dias depois. Champinha como menor de idade foi