Trabalho de psicologia
MOTIVAÇÃO
Em um ambiente de trabalho, motivação é o processo pelo qual o comportamento é mobilizado e sustentado no interesse de realização das metas organizacionais.
TEORIA DAS NECESSIDADES DE MOTIVAÇÃO
A explicação mais simples para a motivação é que as pessoas estão dispostas a se esforçar, desde que ganhem alguma coisa em troca, o ser humano por si so espera um retorno financeiro ou não de alguma atividade solicitada, mesmo que sem se dar conta espera um beneficio por isso.
A HIERARQUIA DAS TEORIAS DE MASLOW
Maslow organiza as necessidades humanas em uma pirâmide, as necessidades básicas são colocadas na parte de baixo e as necessidades de auto-realização no topo, as necessidades do topo só são alcançadas quando as necessidades básicas já foram satisfeitas.
Necessidades físicas: São as básicas de todos os seres humanos, como água, ar, alimento, repouso e sono.
Necessidades de segurança: Esta relacionado a obtenção de um ambiente seguro, sem ameaças no bem-estar.
Necessidades sociais e de amor: Incluem pertencer a um grupo, afiliar a pessoas, dar e receber amor e atividades sexuais.
Necessidades de estima: incluem auto-respeito baseado em realização genuína e respeito dos outros.
Necessidades de auto-realização: No topo da hierarquia estão as necessidades de auto-realização e desenvolvimento pessoal e a necessidade de crescer até o máximo do potencial.
Uma característica dessa hierarquia é, que a medida que uma necessidade é satisfeita ela perde força e potência, o nível seguinte das necessidades é então ativado.
Uma necessidade satisfeita deixa de ser motivadora para algumas pessoas, por isso existe a outra para recomeçar o processo, hoje os funcionários podem ser motivados para alcançar suas necessidades através das oportunidades oferecidas.
TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERTZBERG
Segundo os estudos de Frederick Hertzberg existem dois conjuntos diferentes de fatores no trabalho, os motivadores e os satisfatores, que