TRABALHO DE PSICOLOGIA
Introdução:
Diferentes estudiosos e pesquisadores de várias áreas do saber, contribuíram em muito para que a pedagogia avançasse , Segmund Freud, Jean Piagt, entre outros. Todos contribuíram com teoria e aplicaram estudos no campo da pedagogia, e sem dúvida deixaram grandes marcas na educação.
SEGMUND FREUD, E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.
Segmund (1856-1939) estabelecia relações entre o que o paciente lhe mostrava e os dados do inconsciente para avaliar ou até mesmo diagnosticar distúrbios nervosos, psíquicos ou perturbações provinientes da psique. Dando um sentido geral nas entrelinhas do consciente e ao inconsciente.
Ao mostrar que os fenômenos da sala de aula são mais humanos do que técnicos para digmapsicanalítico abre um caminho diferente e frutífero para os professores, o caminho da vivência suavizada da compreensão do outro, da busca da boa relação do individuo consigo mesmo e com os que cercam. De outro lado considerando que o inconsciente é um território inatingível, desconhecido, impossível de se visualizar objetivamente, a visão psicanalítica sugere que o professor baseie suas ações em algo que não conhece.
Os críticos da transposição da psicanálise para a educação escolar sugerem que adotar os ensinamentos de FREUD na escola significa abrir caminho para a irracionalidade, as práticas não científica. Segundo essa visão, os ensinamentos freudianos contribuiríam para relegar a plano secundário o papel político e social do educador.
As maiores contribuições da psicanálise para educação são os estudos feitos do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorreram a aprendizagem através de vários tipos de pensamento e identificação dos processos que ocorrem.
Sobre a teoria de freud podemos perceber todas as contribuíções para o campo educacional expandindo o pensamento para a relação com o desenvolvimento da criança, professor e a sexualidade na etiologia das neuroses. A psicologia tem como objetivo e estudo a