RELAT RIO DE QU MICA LEITE
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
PROFESSORA: MARIA CLEIDIANE
“DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE”
Lina Castelo Branco – 2° ano “A” – N° 15
Teresina, 18 de maio de 2015.
1. RESUMO
Mostrou-se experimentalmente na aula de Laboratório de Química se determinado leite (no caso, das marcas Camponesa e Elegê) é próprio ou impróprio para consumo. Para isso, utilizou-se a acidez do leite, que é expressa em graus Dornic.
2. INTRODUÇÃO
O leite de vaca é um alimento de alto valor nutritivo, já que possui vários tipos de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas, enzimas, lipídeos, glicídios, etc. A composição aproximada é mostrada abaixo:
CONSTITUINTE TEOR PERCENTUAL Água............................................................87,3 Lactose...........................................................4,6 Gordura..........................................................3,9 Proteínas.........................................................3,25
Substâncias Minerais.............................................0,65 Ácidos Orgânicos................................................0,18 Outros..........................................................0,14
Sua acidez é dada pela presença de compostos químicos variados, como: caseína, fosfatos, albumina, dióxido de carbono e citratos. A acidez do leite fresco, é um fenômeno normal desde que varie entre 0,13% a 0,17% (13°D à 17°D). Como o leite é um ótimo meio de cultura de microrganismos, por causa do seu alto teor nutritivo, sua acidez pode aumentar através da hidrólise da lactose por enzimas microbianas (fermentação), que leva a formação de ácido lático (CH3CHOHCOOH). Se essa acidez desenvolvida for muito elevada, o leite é improprio para o consumo, pois ela indica alta atividade microbiana.
Nos laticínios a acidez do leite é expressa em graus Dornic, fazendo a aproximação de que