trabalho de psicologia
A Psicanálise
Nome: Carla Ribeiro
Classe: 11ª
ÍNDICE
Introdução
Freud e a Psicanálise
Concepção Freudiana de psiquismo
Conclusão
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre a psicanalise, o seu fundador, etc.
Vamos falar sobre o seu desenvolvimento como uma das escolas da Psicologia e sobre o seu contributo antigamente e actualmente.
Freud e a Psicanálise
Sigmund Freud nasceu em 1856 na pequena cidade de Freiberg, na Morávia ( actualmente é a República Checa), e faleceu em Inglaterra a 23 de Setembro de 1939.
Freud foi um médico neurologista e fundador da psicanálise, ele apresentou ao mundo o inconsciente e explorou a mente humana.
Sigmund Freud ficou conhecido como um dos maiores pensadores do século XX e o pai de muitas teorias psicanalistas aplicadas actualmente. Freud explorou a mente, desenvolveu uma teoria de personalidade, estudou histeria, neuroses e sonhos, entre tantos trabalhos, suscitando as ideias notáveis de inconsciente, sonho, libido, divisão do aparelho psíquico, desenvolvimento psicossexual, pulsão mecanismos de defesa, entre outras.
Freud tinha como objecto de estudo o aparelho psíquico humano e como objectivo das suas pesquisas, compreender como a personalidade do individuo se desenvolve, utilizando para isso o método psicanalítico, a associação livre de ideias, a interpretação de sonhos, os actos falhados, etc.
O QUE É A PSICANALISE?
A psicanalise é conhecida como:
- Técnica terapêutica: porque é usada como método com o objectivo de avaliar o sofrimento das pessoas e melhorar as faculdades mentais afectadas pela doença.
-Método de investigação: porque é usado como analise dos processos mentais, de outra maneira quase inacessíveis, constituindo-se como uma teoria explicativa acerca da origem e evolução da perturbações