TRABALHO DE PSICOLOGIA ESCOLAR
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA ESCOLAR
ARAÇATUBA
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PSICOLOGIA ESCOLAR
ARAÇATUBA
2014
RESUMO
Este projeto de pesquisa, foi elaborado com a finalidade de obter informações referentes à visão que os gestores que atuam em instituições escolares privadas, possuem no que diz respeito à atuação e funções do Psicólogo Escolar.
Após a realização de um questionário foi possível constatar, que não há de fato um aprofundamento a respeito do trabalho realizado por Psicólogos Escolares.
Palavras-chave: gestores, psicólogo escolar, escolas privadas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Apresentação 4
1.1 Tema / Levantamento Bibliográfico 4
1.2 Objetivos 4
1.3 Hipótese 5
1.4 Justificativa 5
2 MÉTODOS 6
2.1 Sujeito 6
2.2 Instrumentos 6
2.3 Aparatos de pesquisa 6
2.4 Procedimento de coleta de dados 6
2.5 Procedimento de análise 6
2.6 Ressalvas éticas 7
3 ANALISE DE DADOS E RESULTADOS 8
3.1 Analise de Dados 8
3.2 Resultados 9
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
5 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 11
6 ANEXOS 12
1 INTRODUÇÃO
1 Apresentação Será desenvolvido a partir dessa pesquisa, o levantamento das concepções que os gestores de ensino privado tem em relação aos psicólogos escolares. A necessidade de levantar esses dados surgiu a partir do momento que foi percebido que muitos dos tais profissionais educacionais, pouco sabem sobre o verdadeiro intuito do psicólogo escolar, e como tendem atribuir uma visão clínica a esse psicólogo, onde ele estaria no ambiente escolar, para patologizar e resolver os “problemas” dessas crianças.
O intuito dessa pesquisa é mostrar que o psicólogo escolar tem como função olhar a escola com suas múltiplas determinações, ele não deve apenas enxergar se o aluno tem ou não uma disfunção ou algum problema de aprendizagem, ele vai observar outros fatores, essa criança pode não estar aprendendo por “N” fatores , pode ser pelo material didático usado pelo escola, pelo método de