Trabalho de Produção e Usinagem II - Rodas dentadas, fresadoras.
Disciplina de Produção e Usinagem II
Curso técnico de Eletromecânica
Relatório
- Rodas Dentadas
- Fresadoras
- Ferramentas para fresagem
Nome: Vangelis Garcez
Data: 19/05/2011
Turma: 4BN
Introdução
A importância da usinagem na indústria metal mecânica esta no fato de que a maior parte dos produtos industrializados em alguma de suas etapas de produção sofre algum processo de usinagem.
Isto justifica a importância dos conhecimentos sobre estes tipos de equipamentos, visando o custo e a qualidade dos produtos.
Neste trabalho serão apresentadas três ferramentas largamente utilizadas na indústria metal mecânica.
Rodas Dentadas
As rodas dentadas operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos espaços entre os dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em círculo, a razão entre as velocidades angulares e os torques do eixo será constante. Se o arranjo dos dentes não for circular, variará a razão de velocidade. A maioria das engrenagens é de forma circular.
Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico. Se a roda menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.
Partes de uma roda dentada:
Principais do dente de engrenagem.
Tipos de rodas dentadas
Dentes Cônicos
É empregada quando as árvores se cruzam; o ângulo de intersecção é geralmente 90°, podendo ser menor ou maior. Os dentes das rodas cônicas têm formato também cônico, o que dificulta a sua fabricação, diminui a precisão e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cônica é usada para mudar a rotação e a direção da força, em baixas velocidades.
Dentes Retos
Os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação