Engenharia
- Dimensões das peças a produzir
- Forma das mesmas
- Quantidade a produzir
1.1 – Tornos Horizontais
Os tornos horizontais são os mais comuns e mais usados freqüentemente. Não são utilizados para produção em série pela dificuldade na troca de ferramenta.
1.2 – Tornos de placa
O torno de placa é um torno de grande altura de pontas, empregado para tornear peças curtas e de grande diâmetro, tais como polias, volantes, rodas, etc.
1.3 – Tornos revolver Os tornos revólver apresentam a característica fundamental que é o emprego de várias ferramentas convenientemente dispostas e preparadas para realizar as operações em forma ordenada e sucessiva o que obriga o emprego de dispositivos especiais, um dos quais é o porta-ferramenta múltiplos, a “torre revólver”.
1.4 – Tornos Verticais Os tornos verticais, com eixo de rotação vertical, são empregados para tornear peças de grande tamanho, como volantes, polias, rodas dentadas, etc., as quais por seu grande peso podem ser montadas mais facilmente sobre a plataforma redonda horizontal que sobre uma plataforma vertical.
1.5 – Tornos copiadores Os tornos copiadores permitem obter peças com forma de sólidos de revolução de perfil qualquer. Para poder realizar estes trabalhos, é necessário que a ferramenta seja provida de dois movimentos simultâneos: um de translação, longitudinal e outro de translação, transversal, em relação à peça que se trabalha.
1.6 – Tornos de produção ou corte múltiplo Os tornos de produção (de corte múltiplo) são aqueles que, para atender às necessidades da produção, aumentando a quantidade de