Fresagem
TRABALHOS DE FRESAGEM
1.1 - HISTÓRICO DA MÁQUINA FRESADORA
A primeira fresadora de que se tem notícia é mencionada numa enciclopédia francesa de
1772. Naquela época, a fresadora não teve grande aplicação na indústria.
Em 1782, Jaques Vaucanson, mecânico francês, construiu a primeira fresa de que se tem notícia. Os seus dentes eram em grande número e a ferramenta se assemelhava a uma lima bastarda rotativa. Nesta época teve início a fabricação de peças em série e os trabalhos de repetições.
Em 1818, Eli Whitney criou uma fresadora para fabricação de engrenagens de relógios, que foi considerada por muitos como a primeira fresadora simples vertical, porém, o trabalho desta máquina não evoluiu durante alguns anos.
O progresso da fresadora começou no ano de 1850, graças aos fabricantes de armas que precisavam, para comporem seus aparelhos, de peças que poderiam a qualquer tempo serem substituídas em outras armas do mesmo modelo.
Frederick Hove, mecânico americano, registrou a patente da mesa automática e uma bucha com divisor, por ocasião da Guerra de Secessão.
Em 1861, Joseph R. Brown, da firma J. R. Brown & Sharp, inventou a Fresadora
Universal para a fabricação de peças de espingardas e de máquinas de costuras que a fábrica produzia (fig. 1.1).
Em 1864, o mesmo J. R. Brown inventou o cortador ou fresa circular, cuja ferramenta podia ser afiada sem alterar a forma de seu contorno.
Mais tarde, a máquina de costura, a bicicleta, a máquina de escrever e finalmente o automóvel, aumentaram os trabalhos e o aperfeiçoamento da fresadora de tal forma que, atualmente ela tornou-se imprescindível nas oficinas de reparos e confecção de peças mecânicas. 1.1.1 - Conceito
Máquina Fresadora é uma máquina ferramenta destinada a desbastar metais, por meio de uma ferramenta de corte, animada de movimento de rotação da ferramenta sobre a peça a ser trabalhada. A ferramenta da fresadora é denominada fresa, e possui dentes providos de arestas